Questão Q428206
2003 Escola de Administração Fazendária (ESAF) Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Prova: Concurso Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Auditor Fiscal do Trabalho (Prova 1) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) do ano 2003 Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder às...

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.

 Índio quer voltar a ser índio

Analise as seguintes possibilidades de continuidade para o texto

I. Por isso, existem grupos que estão mesmo fazendo cursos para recuperar tradições e hábitos silvícolas e, só no Nordeste, o número de grupos que se declararam indígenas passou de dezesseis para 47.

II. Com isso, entre os potiguaras, que deixaram de falar o tupi há mais de 300 anos, 1500 crianças estão agora estudando a língua dos antepassados – e uma porção de adultos também.

III. Assim, comprova-se que, para certas etnias, o caso é de mera encenação para fins de sobrevivência. De dia, eles se vestem de índio para vender artesanato; de noite vão tomar cerveja e acompanhar a novela. Vestidos.

IV. No entanto, há quem veja alguns exageros nessa volta às etnias; principalmente quando é o caso de uma busca do retorno à forma mais pura do índio brasileiro.

Constituem uma continuidade coerente e gramaticalmente correta para o texto:

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...