Com relação aos sentidos do texto e às suas estruturas li...

Com relação aos sentidos do texto e às suas estruturas linguísticas, assinale a opção correta.

  • A.

    O emprego do acento gráfico nos vocábulos “análise” (l.4), “Aristóteles” (l.8) e ‘cadáveres’ (l.11) justifica-se pela mesma regra de acentuação.

  • B.

    O trecho “contribui para o prazer das pessoas com as representações imitativas” (l.6-7) poderia ser corretamente substituído por: contribui ao prazer que as pessoas tem pelas representações imitativas.

  • C.

    Verifica-se a ocorrência de dígrafos nos vocábulos “pressupõe” (l.12) e “ortodoxo” (l.21).

  • D.

    A forma verbal “contrastam” (l.3) está sendo empregada no texto como sinônimo de assemelham.

  • E.

    No contexto, o verbo “usar” (l.4) poderia ser substituído pela locução verbal fazer uso, sem prejuízo da correção gramatical do texto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O projeto das instalações hidráulicas de água fria prevê a instalação das peças de utilização, conforme a tabela abaixo.

Conforme o método do consumo máximo, o dimensionamento do diâmetro do ramal, em mm, que deve alimentar todas as peças de utilização, é

Resolva a questão aqui ›


Uma mulher de 28 anos, previamente hígida, vem apresentando astenia, queda de cabelo e dores articulares, às vezes com sinais inflamatórios, em grandes e pequenas articulações, de forma recorrente, há 4 meses. Foram solicitados exames laboratoriais que revelaram discreta leucopenia, aumento da velocidade de hemossedimentação e FAN positivo. O médico decide solicitar a dosagem de outros autoanticorpos diante da suspeita de lúpus eritematoso sistêmico. São mais específicos para o diagnóstico dessa afecção os anticorpos:

Resolva a questão aqui ›


Sobre o orçamento público, julgue os itens a seguir.

Sabendo que, de acordo com a forma como o orçamento é elaborado e aprovado, há três tipos de orçamento "o legislativo, elaborado e aprovado apenas pelo Poder Legislativo; o executivo, em que a exclusividade da elaboração e aprovação é do Poder Executivo; e o misto, em que os dois poderes participam do processo orçamentário", é correto afirmar que o Brasil já experimentou os três tipos de orçamento.

Resolva a questão aqui ›