O texto
classifica-se como relato autobiográfico pois, embora faça referências a questões importantes para as ciências da linguagem, mostra pouca preocupação em firmar conceitos ou em levar a discussão para um âmbito que ultrapasse o das percepções e sensações individuais.
instaura, a partir do uso da primeira pessoa e de outros artifícios de subjetivação, uma contradição à tese defen dida, na medida em que mostra um enunciador soberano em relação a todas as suas escolhas linguístico-discursivas.
respeita certas exigências do discurso acadêmico: atende a mecanismos de citação e referência, define certa perspectiva de análise, apresenta justificativas para escolhas realizadas.
toma o mundo oficial da literatura (linha 4) como única forma de preservação e de difusão de um certo patrimônio imaterial: aquele representado pelas vozes da tradição oral, historicamente negligenciadas.
alerta para o perigo de não se notar que as sucessivas retomadas de Chapeuzinho Vermelho estão a serviço de outras enunciações, ou seja, daquelas que se descolam do mágico universo infantil no qual o texto-base se fundou.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}