Tomando como parâmetros os dois critérios de textualidade...

Tomando como parâmetros os dois critérios de textualidade centrados no texto (coesão e coerência) e o nível padrão culto da língua portuguesa, analise os excertos dados abaixo e as características que os seguem. Estabeleça a correspondência entre os textos e as características.

Textos 1. “[…] Não era fácil apagar com uma canetada milhares de anos de história. De modo que a tradição continuava imperando, e quem servia à mesa não era o mesmo que a recolhia, o motorista dirigia, mas não lavava o carro; a cozinheira cozinhava, mas não lavava os pratos; os que varriam o chão não limpavam o banheiro etc.” (Javier Moro)

2. “O diretor da agência afegã Bakhtar disse que ‘o japonês, que se apresentou como jornalista, foi preso na província de Kunar e conduzido a Jalalabad, onde está detido’. Se o japonês for jornalista, será o quinto estrangeiro preso em menos de um mês.” (Diário Catarinense)

3. “Poços artesianos voltam a ser ativados para evitar a contaminação da água com o vazamento de petróleo da Petrobras” (Diário Catarinense) Características

( ) Conclusão incompatível com a argumentação desenvolvida na parte do texto que a antecede.

( ) Frase fragmentada pelo emprego do ponto final entre a oração principal e a subordinada.

( ) Relação de fim incoerente com o que é declarado na oração principal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis