Em relação aos aspectos linguísticos do texto, assinale a...

Em relação aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção certa.

  • A.

    Mantendo-se a correção e o sentido original do texto, o período “O termo (...) financeira.” (l.45-48) poderia ser reescrito da seguinte maneira: O termo de cooperação detalha a participação do MEC: que pode ser com assistência técnica, por um período ou pelos quatro anos, do PAR e assistência financeira.

  • B.

    A supressão do artigo “a” em “da comunidade local” (l.13) não prejudicaria a correção gramatical do texto e garantiria o paralelismo na enumeração, tomada em sentido genérico: de gestores, de professores e de comunidade local.

  • C.

    O emprego da vírgula logo após a sigla “PAR” (l.27) é facultativo, razão por que poderia essa vírgula ser suprimida, sem prejuízo da correção do texto.

  • D.

    Na linha 31, dada a regência da forma verbal “auxiliem”, poderia ser corretamente empregado o acento indicativo de crase no trecho “as prefeituras”.

  • E.

    A substituição da expressão “do qual” (l.44) por no qual manteria a correção gramatical e a coerência do texto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Ministério Público é compreendido como uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo- lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Assim, o trabalho profissional do assistente social compreende

Resolva a questão aqui ›


Em relação à classificação da desnutrição, assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›


Considere um ecossistema aquático hipotético, situado na área de influência de uma região altamente urbanizada, no qual tem sido realizado monitoramento ambiental com periodicidade de 5 anos. O gráfico abaixo apresenta a variação temporal de algumas das variáveis medidas durante os últimos 30 anos.

Com base nos dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que entre 1985 e 1990 iniciou-se um processo crescente de

Resolva a questão aqui ›