Assinale a opção correta no que se refere à associação en...

Assinale a opção correta no que se refere à associação entre o poema Aos Caramurus da Baía e as relações sociais e históricas presentes no Barroco do Brasil seiscentista.

  • A.

    A partir do ponto de vista adotado no poema, o poeta expressa uma visão de mundo identificada à perspectiva do indígena e do negro escravizados.

  • B.

    O emprego de vocábulos da língua indígena no poema constituía um obstáculo para o público leitor do século XVII, para o qual a língua, a cultura e a ascendência indígenas eram, já àquela época, influências bastante remotas.

  • C.

    No poema, há prevalência de uma preocupação com a elaboração estética da linguagem, em detrimento de uma descrição da vida social.

  • D.

    A linhagem apresentada no poema corresponde historicamente à formação da cultura brasileira, fruto da mistura pacífica e consensual entre brancos, indígenas e negros.

  • E.

    O tema central do poema está associado à posição periférica do colono brasileiro, que buscava negar sua origem a fim de superar a condição colonial a que estava sujeito.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Segundo a Lei n.º 5.766/1971, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia são dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia. Quanto às atribuições dos conselhos regionais, julgue os itens que se seguem. Os conselhos regionais zelam pela observância do Código de ética profissional, impondo sansões por sua violação.

Resolva a questão aqui ›


Com base no fluxograma da tecnologia do abate de bovinos, julgue os seguintes itens, acerca dos pontos críticos de controle no programa APPCC.

A evisceração é um PCC 1, tendo em vista o fato de a mesa rolante facilitar o procedimento de evisceração, diminuindo o risco de contaminação da carcaça no momento da ruptura de alça intestinal.

Resolva a questão aqui ›


Familiares de um senhor de 65 anos procuram um consultório de clínica médica preocupados com o fato de perceberem que o mesmo apresenta tremores nas mãos. O exame físico realizado mostra que o paciente apresenta uma fisionomia impassível e anda com o tronco e a cabeça inclinados para frente, passo acelerado e miúdo. Neste caso o diagnóstico mais provável é o de:

Resolva a questão aqui ›