Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no tex...

Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 Mudança industrial

 Entre janeiro e julho, a produção industrial brasileira registrou um crescimento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o IBGE. Os setores que mais contribuíram para esse bom resultado foram os de automóveis, máquinas e equipamentos, material eletrônico e de comunicação.

 O ciclo de investimentos das empresas montadoras e da indústria de autopeças na segunda metade dos anos 90 vai emitindo seus sinais positivos, após as duas maxidesvalorizações da moeda. A meta da Anfavea de produzir neste ano 2,1 milhões de veículos não exige o uso pleno da capacidade instalada. A folga permitiria a produção de mais 1,1 milhão de unidades.

Exportar tornou-se estratégico para ocupar essa capacidade ociosa. Nesse processo, a indústria de autopeças se modernizou e, com mão-de-obra qualificada e ganhos de escala (automóveis pequenos), o setor começou a conquistar o mercado externo. Na verdade, esse movimento ilustra uma situação observada em outros setores industriais.

Empresas transnacionais estão mudando suas diretrizes e passando a exportar parcela de sua produção também para melhor se proteger contra as flutuações cambiais. Obter receitas em moeda estrangeira, por meio de exportações, é fundamental para garantir o fluxo de importações de insumos, reduzir o endividamento externo e "blindar" o patrimônio. É um fenômeno novo no setor produtivo e exportador, que precisa ser preservado para consolidar a solvência externa do país.

 (Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2004, A2)

O pronome que substitui a expressão grifada está INCORRETO na alternativa:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis