A significação de uma unidade lexical pode encerrar difer...

A significação de uma unidade lexical pode encerrar diferentes conteúdos, explícitos ou implícitos, que podem, por sua vez, estar atrelados a aspectos de dependência contextual. Com base nisso e pensando na possibilidade de explorações didáticas a empreender com os alunos no estudo do vocabulário e da amplitude de significações possíveis, considere as assertivas dadas a seguir e identifique a alternativa correta.

  • A.

    Vingar, nas duas assertivas, é intransitivo, já que, por portar sentido completo, não exige complementação.

  • B.

    O sentido do verbo vingar é o mesmo em (I) e (II), embora em (I) se configure uma situação de transitividade direta, o que já não ocorre em (II).

  • C.

    Vingar, na assertiva (II), é verbo transitivo indireto e foi empregado no sentido de punição.

  • D.

    Na assertiva (I), vingar é verbo transitivo, indicando uma situação em que A vinga B. B é um fato anterior, condenável do ponto de vista de quem fala.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A ergonomia visa estabelecer parâmetros que possibilitem a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, com vistas a proporcionar um máximo de conforto e segurança, assim como um desempenho mais eficiente. A NR que regulamenta a ergonomia é a

Resolva a questão aqui ›


Se a dívida pública de um país era de 25% do PIB no ano t e passou a ser 32,0% do PIB no ano (t+5), determine qual foi o crescimento real anual médio dessa dívida, entre esses dois anos, considerando que o PIB teve um aumento real de 2,3% ao ano.

Resolva a questão aqui ›