Analisando as relações de referência e coesão e a estrut...

Analisando as relações de referência e coesão e a estrutura morfossintática dos parágrafos da questão 15, indique a opção correta.

  • A.

    Passando-se para a voz passiva a locução verbal "foram perdendo"(parágrafo a), obtémse, em seus constituintes mínimos, a oração: As denominadas contribuições sociais foram tendo o espaço perdido para os tributos federais tradicionais.

  • B.

    No parágrafo b, o objeto direto "esses tributos" tem como referente o substantivo "as contribuições". Já o sujeito "Essa fórmula" refere-se à ação "tirar recursos da sociedade".

  • C.

    Em "sua mais suculenta fonte de recursos" (parágrafo c) constam, entre outros: uma referência à União, no pronome possessivo; um advérbio de intensificação que incide sobre o adjetivo suculenta e um núcleo do complemento verbal direto, no substantivo fonte.

  • D.

    Os adjetivos das expressões "mais difundida", "mais fácil" e "menos afetada" (do parágrafo da letra d) têm dois pontos em comum: estão modificados por advérbio e desempenham a função sintática de adjunto adnominal.

  • E.

    O parágrafo e se inicia com o elemento de coesão "Além disso", que serve para estabelecer, com o parágrafo anterior, uma relação sintática de coordenação e uma relação semântica de inclusão.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da lesonologia médico-legal, julgue os itens a seguir.

Os meios mecânicos perfurantes produzem feridas puntiformes e, os contusos, feridas contundentes.

Resolva a questão aqui ›


São responsabilidades do Escritório do CIO, como área de suporte a planejamento e gestão de TI

Resolva a questão aqui ›


Em uma situação hipotética, Júlio Santos, residente e domiciliado na cidade de Bauru/SP, foi contratado pela empresa Mach Tech Ltda., com sede na cidade de São Paulo, para trabalhar como vendedor viajante, nas cidades de Botucatu/SP, São Manuel/SP, Lençóis Paulista/SP e Agudos/SP. Júlio estava subordinado à filial da empresa Mach Tech Ltda., localizada na cidade de Campinas/SP, reportando-se ao Gerente de Vendas, por meio de relatórios de atividades. Em fevereiro de 2018, Júlio Santos foi dispensado sem justa causa, sem que, no entanto, fossem quitadas as verbas rescisórias a que tinha direito, razão pela qual pretende ajuizar reclamação trabalhista em face da empresa Mach Tech Ltda.

A reclamação trabalhista deverá ser ajuizada na cidade de

Resolva a questão aqui ›