Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a...

Língua Portuguesa - Morfologia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho (Prova 1)

Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.

Assinale a opção correta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.

  • A.

    A repetição da preposição "de" (l.7), precedendo "alguém" e "uma parcela do poder", indica que os termos a que elas se referem admitem ser trocados sem prejuízo da correção gramatical ou das relações semânticas do texto.

  • B.

    A repetição do verbo dever, em "deviam" e "devem" (l.9 e 10), tem o efeito de reforçar sua duração no tempo, mas o emprego de apenas "devem" seria suficiente para indicar o estado permanente e atual de "ter direito" (l.10).

  • C.

    O valor demonstrativo do pronome "o" em "o que resulta""(l.17) indica que pode haver aí a substituição pelo pronome isso, sem prejuízo da correção gramatical ou da coerência textual.

  • D.

    Por se tratar de emprego reflexivo, "redefine-se" (l.21) não admite substituição por é redefinido.

  • E.

    A função condicional da conjunção "quando" (l.25) será preservada se substituída por se, mas a correção gramatical do período só será preservada se o verbo que a precede for empregado no presente: existe.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à indexação, julgue os itens subsecutivos. A previsibilidade da relevância e a ausência de erros estão entre os critérios utilizados para avaliação de um resumo.

Resolva a questão aqui ›


Um dos processos dentro do ciclo de desenho de serviço é responsável por prover um ponto de foco e gerenciamento para os problemas relacionados a performance. Esse processo é gerenciamento

Resolva a questão aqui ›


Analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Na área de cocção, é importante que se disponha de uma cuba para higienização das mãos do cozinheiro, dotada de torneira e toalheiro com toalha de algodão, pois esta absorve melhor a umidade.

( ) Em uma cozinha dietética, as áreas de processamento são divididas nas unidades de preparo prévio, cocção e expedição das preparações. Essas áreas são separadas por paredes baixas ou balcões, facilitando a iluminação, a ventilação e a supervisão.

( ) A área de higienização dos utensílios deve ser delimitada por paredes completas, tendo em vista que é um local permanentemente molhado e deve conter cubas profundas.

( ) A área para preparo de verduras pode ser também utilizada para outros fins, como o pré-preparo das carnes.

A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resolva a questão aqui ›