Nas questões 11 e 12, marque o erro de estrutura sintáti...

Nas questões 11 e 12, marque o erro de estrutura sintática ou de propriedade vocabular.

No século 18, o Iluminismo percebeu o indivíduo como dotado de consciência e razão. Seu "eu"(A) era o resultado cumulativo de suas ações, que os(B) aperfeiçoavam como pessoa. No século 19, o sujeito foi percebido como um produto complexo de relações com os valores e significados da sociedade em que(C) estava inserido. Na modernidade, tais relações ampliaram-se, compondo uma identidade complexa e plural(D), mas havia uma hierarquia de valores. O sentimento de nacionalidade, por exemplo, estava acima da condição de classe. Na pós-modernidade, a erosão(E) das identidades mestras (nação, classe social, etnia, etc.) dissolveu hierarquias e abriu caminhos para um caótico "jogo de identidades".

(Carlos Lessa, adaptado)

  • A. A
  • B. B
  • C. C
  • D. D
  • E. E
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na formulação de políticas públicas de combate ao uso de drogas, é importante reconhecer o papel dos assistentes sociais como agentes no nível de rua. A forma pela qual a atuação desses profissionais se insere numa relação coerente de causa e efeito somente pode ser observada em retrospecto, dada a natureza emergente de suas práticas cotidianas. Suas decisões baseiam-se no seu discernimento, a cada momento, e os resultados nem sempre podem ser previstos com confiança.

É correto considerar que a formulação de uma política pública, nesse contexto, seja do tipo:

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma empresa realizou vendas a prazo e contabilizou perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa no início do período. A expectativa de inadimplência não se realizou. Nesse caso, a empresa deve registrar um débito em duplicatas a receber (ativo) e um crédito em outras receitas operacionais (recuperação de despesas) com o valor provisionado anteriormente.

Resolva a questão aqui ›