Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 1...

Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.

Em "O entorno de amigos de Machado estava farto de políticos: Alencar, Francisco Otaviano, Bocaiúva, Joaquim Serra [...]", o trecho posterior aos dois pontos estabelece com o fragmento que o antecede uma relação de

  • A.

    explicação.

  • B.

    enumeração.

  • C.

    ênfase.

  • D.

    recapitulação.

  • E.

    comparação.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente de 30 anos de idade chega ao pronto-socorro com febre de 38,3 ºC, tosse, taquipneia, há dois dias, saturando a 96% de oxigênio, normotenso e lúcido. Foi solicitado um exame de raios X de tórax, que evidenciou consolidação em lobo médio direito, e foram realizados exames de sangue que mostraram: ureia = 25 mg/dL (15-45), creatininina = 0,8 mg/dL (0,6-1,3), PCR = 3,5 (até 0,6).

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O paciente deve ser tratado com antibioticoterapia IV em ambiente hospitalar.

Resolva a questão aqui ›


Um grupo de quarenta servidores públicos federais ajuizou ação em face da União a fim de obstar o desconto da contribuição previdenciária sobre o adicional de férias, além de postular, cumulativamente, o ressarcimento de R$ 20.400,00 para cada um, considerados os valores recolhidos a maior nos últimos cinco anos. Na petição inicial, foi atribuído à causa o valor de R$ 816.000,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A competência para conciliar, processar e julgar a causa é de uma das varas dos juizados especiais federais com jurisdição sobre o domicílio de qualquer dos autores.

Resolva a questão aqui ›


Ao pensar em como a coação poderia contribuir para a liberdade, Kant estabeleceu um imperativo no sentido de que a restrição da liberdade de cada indivíduo se harmonizasse com a liberdade de todos os outros, segundo uma lei universal da liberdade. Esse imperativo é o

Resolva a questão aqui ›