É exemplo de correta transposição da voz ativa para a pa...

É exemplo de correta transposição da voz ativa para a passiva:

  • A.

    O nível de vida dessas populações as coloca à margem da modernidade = Essas populações são colocadas à margem da modernidade por seu nível de vida.

  • B.

    Até agora não se estabeleceu a difícil harmonia entre essas duas tendências = Até agora não foi estabelecida a difícil harmonia entre essas duas tendências.

  • C.

    Desenvolvem-se necessidades locais muito específicas = Foram desenvolvidas necessidades locais muito específicas.

  • D.

    Os países dependem, cada vez mais, dos centros do imperialismo econômico = Os países são dependentes, cada vez mais, dos centros do imperialismo econômico.

  • E.

    A nossa economia deve se ajustar a um ritmo variável = A nossa economia deve ser ajustada por um ritmo variável.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens a seguir, levando em conta os conceitos de anestesia local aplicados à odontologia.

A opção pelo uso da bupivacaína em pequenos procedimentos é ideal, visto que esse anestésico tem ação rápida e efeito de longa duração.

Resolva a questão aqui ›


Pedro, com 61 anos de idade, encontra-se em um quadro de depressão severa, desencadeada desde que recebeu a proposta de aposentadoria por parte da empresa em que trabalhou durante 47 anos, devido à reestruturação organizacional pela qual passa no momento. Ele, que, durante 27 anos, foi gerente financeiro, reconhece a situação atual da empresa, mas seu sofrimento com essa perda é intenso, pois ali colocou a razão de seu viver durante todos esses anos, dedicando 14 horas diárias, incansável em seu investimento, mesmo diante das reclamações de sua atenção advindas de sua família. Nunca hesitou em trabalhar nos fins de semana quando era solicitado ou se ele próprio julgasse necessário. Sempre exercendo com gosto sua função, respeitando, e fazendo respeitar aos seus subordinados, as regras e os padrões de conduta que via a empresa aplicar, visando eliminar as imprevisibilidades de comportamento, mesmo sentindo, às vezes, certa frustração quando queria inovar dentro de sua função. Mas superava tudo com a admiração e o apreço que tinha pela empresa e pelos atos que julgava heróicos por parte de seus fundadores. Para ele, a empresa era sua fortaleza, livre de fragilidades ou incoerências, era sua religião, na qual se sentia reconhecido como membro efetivo do fiel grupo organizacional. Identificado de maneira completa, ali sabia qual era o seu valor, sempre obediente às determinações vindas da estrutura institucional. Por mais que alguns traços da cultura organizacional não lhe agradassem, Pedro tinha uma relação de amor com a empresa, para ele virtuosa e merecedora de todos os seus esforços.

 

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens de 81 a 86, acerca da estrutura e dinâmica organizacional.

As novas modalidades gerenciais, valendo-se das técnicas que capturam os desejos e as angústias do sujeito, para colocá-los a serviço da empresa, mobilizam o sujeito para os objetivos de produção, aos quais se submete de forma livremente consentida, como fez Pedro.

Resolva a questão aqui ›