Julgue as proposições abaixo que tratam da concordância v...

Julgue as proposições abaixo que tratam da concordância verbal.

I. Em “os Estados Unidos proibiram a perfuração em águas profundas no leste do Golfo do México” (terceiro parágrafo), a eliminação do artigo que antecede Estados Unidos implica mudança na flexão da forma verbal proibiram para o singular.

II. Na afirmação: O holandês Maarten Markink, 43 anos, é um dos estrangeiros que acabam de desembarcar a trabalho no Brasil, a pluralização do verbo destacado se justifica pelo fato de que o sujeito da oração não é o único a praticar a ação.

III. Em “A combinação do desenvolvimento econômico com a estabilidade política faz as oportunidades” (segundo parágrafo), o verbo fazer pode ser, facultativamente, flexionado na terceira pessoa do plural, para concordar com o sujeito composto, cujos núcleos são ligados pela preposição com.

IV. No período: “O casal está há seis meses em Macaé, com duas filhas pequenas, depois de uma temporada na Holanda” (quarto parágrafo), seria correto usar a forma verbal estão em substituição ao verbo destacado, uma vez que se refere a um sujeito coletivo.

Estão ERRADAS:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis