Considere o texto abaixo: "As discussões sobre a atual c...

Considere o texto abaixo:

"As discussões sobre a atual crise de extinção muito freqüentemente focalizam os destinos das espécies mais proeminentes que estão em perigo, e, em muitos casos, na superexploração deliberada feita por seres humanos como causa desse perigo. Assim, os rinocerontes negros estão desaparecendo da África, porque seus chifres são necessários para a produção de adagas cerimoniais usadas nos ritos de puberdade do Oriente Médio; os elefantes estão ameaçados pelo grande valor econômico do marfim; felinos correm risco porque os peleiros querem suas peles; e as baleias são raras porque, entre outras coisas, podem ser transformadas em comida para animais de estimação".

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o problema da redução da biodiversidade, considere as afirmativas abaixo:

1. A perda de populações geneticamente distintas dentro de uma espécie é uma questão pelo menos tão importante quanto a perda de toda a espécie.

2. O atual estado do conhecimento científico sobre a redução da biodiversidade sugere a ocorrência de baixas taxas de extinção de espécies para o futuro próximo.

3. Do ponto de vista antropocêntrico, a preservação da biodiversidade é importante para que microorganismos, animais e plantas continuem prestando serviços aos ecossistemas, de forma que a sociedade humana continue se beneficiando desses serviços.

4. A preservação de organismos menos atraentes e espetaculares, como insetos e microcrustáceos, é menos importante do que a preservação da macrofauna carismática, como tigres e focas.

5. A redução da biodiversidade é principalmente causada pela supressão de hábitats resultante da expansão das populações humanas e de suas atividades.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis