Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a u...

#Questão 323394 - Medicina, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Atenção Básica e Atenção Cardíaca

Uma criança de sete dias de vida foi levada pela mãe a uma unidade básica de saúde para sua primeira consulta. A mãe relatou que estava preocupada com a criança, que começou a recusar o peito, apresentar movimentos anormais e chorar constantemente. A mãe disse, ainda, que, durante a gravidez, não realizou pré-natal, não tendo nenhum tipo de acompanhamento médico, e que a criança havia nascido bem, de parto normal, em casa, com o auxílio de uma parteira. Ao exame físico, a criança apresentou contratura dos músculos da mímica facial, pele da fronte pregueada, hipotermia (35,7 ºC), hiperflexão dos membros superiores junto ao tórax, frequência respiratória em condições basais de 68 irpm, pontuação do boletim de Silverman Andersen (BSA) igual a 8 e coto umbilical sem infecção. A mãe informou que a criança não havia apresentado episódios de diarreia e febre.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Os dados da história clínica e do exame físico são suficientes para preencher os critérios de confirmação de caso de tétano neonatal.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis