Questão Q323066
2016 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA)
Prova: Concurso Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) - Auditor de Controle Externo Área Administrativa - Especialidade: Clínica Médica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2016 Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA)

Havia dois dias uma paciente de sessenta e nove anos de i...

Havia dois dias uma paciente de sessenta e nove anos de idade, portadora de diabetes melito do tipo 2, apresentava quadro de adinamia, anorexia, picos febris (> 38,5 ºC), tosse produtiva com escarro purulento e dispneia. Exame físico realizado na paciente revelou que ela estava febril, acianótica, com frequência cardíaca de 112 bpm, frequência respiratória de 31 irpm, com saturação de oxigênio em ar ambiente de 89% e pressão arterial de 91 mmHg × 58 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão esquerdo. O exame radiográfico do tórax mostrou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar esquerdo.

A respeito do caso clínico descrito, julgue os seguintes itens.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é de pneumonia adquirida na comunidade, sendo indicada a internação hospitalar.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...