Questão Q322526
2016 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) - Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2016 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)

Uma paciente com cinquenta e cinco anos de idade, casada,...

Uma paciente com cinquenta e cinco anos de idade, casada, um filho, médica, foi diagnosticada com câncer de mama havia um ano e iniciou o tratamento, havia seis meses, com o uso de tamoxifeno 20 mg/dia. Nas últimas quatro semanas, a paciente passou a apresentar tristeza na maior parte do dia, insônia terminal, falta de apetite, dificuldade de se concentrar e de assimilar novos fatos, falta de interesse pelas atividades anteriormente consideradas prazerosas e dor generalizada. Os exames bioquímicos (TSH, T4 livre, hemograma, eletrólitos, ureia, creatinina, TGO, TGP e VHS) realizados na última semana estavam todos dentro dos padrões da normalidade.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A duloxetina é uma opção terapêutica farmacológica segura e eficaz para esse caso, pois ela age tanto no humor quanto na modulação da dor, além de não apresentar contraindicação absoluta ou relativa.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...