Questão Q322248
2004 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Prefeitura de Aracajú - SE
Prova: Concurso Prefeitura de Aracajú - SE (2ª edição) - Médico Área Acupuntura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2004 Prefeitura de Aracajú - SE (2ª edição)

Um paciente com 64 anos de idade, aposentado, apresenta...

Um paciente com 64 anos de idade, aposentado, apresenta queixa principal de lombalgia há vários anos. Explica que a lombalgia está presente em várias posições, o que traz um certo desconforto permanente. À noite não encontra posição para dormir e levanta-se para beber água; além disso, o sono é muito leve e, por essa razão, fica ansioso e aflito durante o dia, chegando a ter episódios de taquicardia. O pulso apresenta-se rápido; a língua é um pouco mais vermelha que o normal e praticamente não apresenta saburra. De acordo com a racionalidade médica tradicional chinesa, esse quadro clínico é sugestivo de

síndrome tipo Xin Shèn Bù Jiao (Xin e Shèn em Desarmonia), devendo o paciente ser tratado por meio de neuroestímulo de taixi (R3), shenshu (B23), guanyuan (ren 4), tongli (C5) e yintang (extra).

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...