Os próximos itens, relativos às disposições do CPP refere...

Os próximos itens, relativos às disposições do CPP referentes à ação penal, apresentam uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um marido traído assassinou sua esposa. Encerrado o inquérito policial para a apuração do fato, os autos foram encaminhados ao Ministério Público, e o promotor de justiça responsável requereu o arquivamento do procedimento por entender que o indiciado agiu em legítima defesa. Nessa situação, caso o juiz discorde da opinião do titular da ação penal, deve receber a denúncia de ofício e dar seguimento à ação penal.

  • 12/07/2019 às 12:13h
    15 Votos

    CPP


    Art. 28. Se o órgão do ministério Público, ao invés  de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso  de considerar improcedentes  as razões invocadas, fará  remessa do inquérito ou peças de  informação, ao  procurador-geral,, e  este  oferecerá a denúncia, designará  outro órgão  do Ministério público para oferecê-la, ou insistirará no pedido de arquivamento, ao qual estará  o juiz  obrigado a atender.   

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis