Uma mulher de 22 anos de idade, procedente de zona rural,...

Uma mulher de 22 anos de idade, procedente de zona rural, que procurou atendimento ambulatorial com queixas de dificuldade respiratória, estridor e rouquidão, intensa prostração, há dois dias tem apresentado febre (37-38 ºC), dor de garganta leve e dificuldade de deglutição. Ela negou doenças anteriores, relatou somente ter recebido vacina contra meningite. O exame clínico mostrou: temperatura axilar = 38 ºC, freqüência cardíaca = 100 bpm, paciente toxemiada, prostrada, em regular estado geral, com pescoço taurino. Na rinofaringe, observou-se extensa placa branco-acinzentada aderente à parede posterior da faringe, epiglote e região subepiglótica. Sem outras alterações clínicas. A partir da investigação diagnóstica, fez-se o diagnóstico de difteria.

 Tomando como base essas informações, julgue os itens a seguir.

A doença diagnosticada é causada pelo bacilo gram-positivo Corynebacterium diphtheriae, que produz a toxina diftérica quando infectado por um bacteriófago específico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As organizações prestadoras de serviços apresentam algumas características peculiares que as diferem das organizações fabricantes de bens. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A escolha do serviço a adquirir não permite avaliação prévia, gerando uma escolha às cegas.

II. A participação do consumidor no processo de produção é uma característica da aquisição de serviços.

III. Bens e serviços são igualmente passíveis de padronização, seguindo protocolos que os homogeneízam.

Está correto o que se afirma em:

Resolva a questão aqui ›


No texto 1, há o uso de diferentes recursos argu- mentativos, dentre eles o aposto.

Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo desse recurso, no texto 1.

Resolva a questão aqui ›


Suponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da

sobrecarga crescente como o que determina que se considerem a frequência, o volume e a intensidade dos exercícios, a fim de se otimizar o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.

Resolva a questão aqui ›