Consideradas as normas do Código de Processo Civil sobre...

Consideradas as normas do Código de Processo Civil sobre sentenças e coisa julgada, é correto afirmar que:

  • A.

    as alegações que um autor poderia ter apresentado para o acolhimento de seu pedido, mas deixou de fazê-lo, consideram-se apresentadas e repelidas após o trânsito em julgado da sentença.

  • B.

    tamanha é a importância da fundamentação da sentença que, se o juiz considera, na fundamentação, que dado contrato é válido, para concluir, no dispositivo, que é devido o valor pleiteado, a validade daquele contrato não mais poderá ser objeto de discussão judicial.

  • C.

    a fundamentação de uma sentença deve ser a mais ampla possível, pois é através dela que se conhecem as razões que levaram ao julgamento; por conta disso, são consideradas nulas quaisquer sentenças sem fundamentação ou dotadas de fundamentação concisa.

  • D.

    as sentenças proferidas contra os entes públicos devem ser remetidas de ofício ao tribunal ad quem para reapreciação, independente de requerimento da Procuradoria ou do valor da causa.

  • E.

    as questões decididas incidentalmente durante o processo não fazem coisa julgada, ainda que a parte expressamente assim requeira.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O padrão de projeto Factory provê uma classe de decisão que retorna

Resolva a questão aqui ›


Numa aula de Ciências, os alunos construíram um terrário. Sobre terra úmida colocaram pedaços de xaxim umedecidos e, com um estilete, rasparam sobre eles soros de uma folha de samambaia. Cobriram o terrário com uma placa de vidro, colocaram-no em local iluminado e, regularmente, pulverizaram água sobre o xaxim, para manter a umidade. Usando microscópio quando necessário, puderam observar a seguinte seqüência de etapas do ciclo de vida das samambaias:

Resolva a questão aqui ›