&nb...

            Uma paciente de 28 anos de idade, puérpera, retornou ao hospital 13 dias após parto normal, tendo febre vespertina de 37-38 o C, tosse pouco produtiva, acompanhada de dor torácica à direita. Ela referiu por vezes desconforto respiratório e convívio com familiar tratado de tuberculose. Escarro BAAR negativo, raio X de tórax demonstra derrame pleural de pequeno volume à direita. Na análise do líquido pleural, encontrou-se exsudato com ADA (adenosina deaminase) do líquido pleural = 64 UI/L, celularidade predominantemente constituída por linfócitos, sem células neoplásicas.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A paciente em questão preenche critérios para tratamento, pois tem derrame pleural exsudativo, predomínio de linfócitos e ADA > 40 UI/L.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Segundo a Lei número 8666/1993, que institui normas para licitações e contratos de obras da Administração Pública, assinale a alternativa que contém uma definição ERRADA:

Resolva a questão aqui ›


NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São agentes etiológicos mais freqüentes na sepses precoce: Escherichia coli, ...

Resolva a questão aqui ›


Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do de outras espécies, julgue os itens seguintes. Para acessar e utilizar os dados da nova montagem (assembly) do genoma humano (GRCh38), que foi liberado recentemente, o interessado deve pagar uma licença ao GRC.

Resolva a questão aqui ›