A confissão é tratada na Seção III do Capítulo VI do Códi...

A confissão é tratada na Seção III do Capítulo VI do Código de Processo Civil, inerente às provas. Seu conceito está no artigo 348, que estabelece: "Há confissão, quando a parte admite a verdade de um fato, contrário ao seu interesse e favorável ao adversário. A confissão é judicial ou extrajudicial."

É correto afirmar que a confissão

  • A.

    judicial tem valor probatório absoluto e a confissão extrajudicial feita por escrito à parte tem valor probatório relativo. Cabe à parte destinatária da confissão extrajudicial e que se beneficiou dela, trazer aos autos outros elementos para a formação da convicção do juízo.

  • B.

    judicial de caráter vinculativo absoluto, também fará prova contra o litisconsorte, ao qual caberá tão somente demonstrar em juízo que o ato foi praticado com vício de consentimento.

  • C.

    é considerada pela doutrina e jurisprudência como a "rainha das provas". Feita a confissão judicial espontânea pelo réu, o juiz deverá julgar procedente o pedido do autor, independentemente do conjunto probatório produzido nos autos.

  • D.

    judicial espontânea não pode ser feita por mandatário, mesmo que tenha poderes especiais. Porém, a confissão judicial espontânea feita diretamente pela parte confitente, pode versar sobre qualquer fato ou direito, inclusive os indisponíveis, desde que o confitente seja plenamente capaz.

  • E.

    emanada de erro, dolo ou coação pode ser revogada por ação anulatória ou rescisória, conforme a fase processual em que for intentada, revestindo-se tais ações de natureza personalíssima e somente podem ser promovidas pelo próprio confitente. Serão legitimados os sucessores apenas se o autor falecer após iniciada a demanda.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca das redes de computadores, meios de transmissão, topologias, padrões e componentes de hardware e software, julgue os itens de 78 a 92.

Os endereços IP contendo valores entre 192 e 223, no primeiro octeto, são classificados como endereços de classe C.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao uso das radiações no diagnóstico médico e aos cuidados e riscos que envolvem as técnicas de radiação, julgue os próximos itens. Os raios X podem ser nocivos ao ser humano por danificarem moléculas importantes como o DNA.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do conceito de rádio web, julgue os itens a seguir.

Conceito ainda difuso, rádio web não pode ser propriamente caracterizado, até mesmo porque ainda não existem rádios hospedadas exclusivamente na Internet.

Resolva a questão aqui ›