Um paciente com 25 anos de idade procura o serviço médico...

Um paciente com 25 anos de idade procura o serviço médico para tratamento de asma. Apresenta dispneia, tosse e chiados no peito na frequência de duas vezes ao dia nos últimos 6 meses. O alívio dos sintomas é obtido com o emprego de salbutamol spray. Na última semana, precisou procurar tratamento em pronto-socorro. Os sintomas noturnos se dão na frequência de uma vez por semana. Associa-se a espirros e prurido nasal diários e pirose retroesternal após o almoço. Nunca fumou. Possui antecedentes familiares de atopia. O exame físico não mostrou alterações.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.

Pirose retroesternal provavelmente se deve à gastrite que esses pacientes desenvolvem, cuja causa pode ser medicamentosa ou por ansiedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que tange ao entendimento sumulado do STJ a respeito das espécies, da cominação e da aplicação de penas e do regime de execução de penas em espécie, julgue os itens subsecutivos. Se as circunstâncias judiciais forem favoráveis, o reincidente condenado à pena de quatro anos poderá ser submetido ao regime prisional semiaberto.

Resolva a questão aqui ›


Em relação às competências do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, segundo o seu Regimento Interno (Resolução nº 14/2007), assinale a afirmativa incorreta.

Resolva a questão aqui ›


Na sala de emergência a utilização de ventilação não-invasiva pode evitar, em muitos casos, a intubação orotraqueal. Constitue contraindicação ao seu uso

Resolva a questão aqui ›