Um paciente de cinquenta e oito anos de idade, aposentado...

Um paciente de cinquenta e oito anos de idade, aposentado há cinco anos de uma empresa de mineração, onde trabalhou por vinte anos, procurou uma unidade de pronto atendimento, onde informou apresentar, há três anos, dispneia e tosse progressivas, que se agravaram de maneira significativa no último mês, quando a tosse passou a vir associada à eliminação de secreção amarelada. O paciente, que fuma vinte maços/ano, negou febre, sudorese, calafrios, perda de peso e contato com portadores de tuberculose, e seu exame físico mostrou apenas redução do murmúrio vesicular difusamente.

Considerando o caso clínico acima, e supondo tratar-se do diagnóstico de silicose, julgue os itens que se seguem.

A realização de tomografia computadorizada de alta resolução pode ser útil nos casos em que houver dúvida entre silicose e outras doenças, como sarcoidose ou linfangite carcinomatosa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ao colocarmos numa célula do Microsoft Excel 2007 a seguinte fórmula =DIREITA("ABCDEF";3) teremos como resultado:

Resolva a questão aqui ›


A pergunta que certamente o leitor André não fez ao responsável pela resposta é:

Resolva a questão aqui ›


O Artigo 10º, da Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, trata das atribuições e competências dos CRESS, em suas respectivas áreas de jurisdição, na qualidade de órgão executivo e de primeira instância. Qual alternativa não compete ao CRESS no seu exercício legal?

Resolva a questão aqui ›