Uma paciente de 73 anos de idade, tabagista importante há...

Uma paciente de 73 anos de idade, tabagista importante há 55 anos, está há 3 meses com tosse produtiva e dispneia aos médios esforços. A paciente relata quadro semelhante ao do ano passado, já que há 1 semana vem apresentando picos febris (> 38,5 ºC) e desde então com piora da dispneia e aumento da produção de escarro, que se tornou purulento. Ao exame: pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca = 48 bpm; frequência respiratória = 32 rpm; saturação de O2 em ar ambiente: 84%. Mal estado geral, dispneico, cianótico, torporoso (com períodos de inconsciência). Roncos e sibilos difusos bilateralmente à ausculta pulmonar. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas e sem sopros. Extremidades sem edema, com enchimento capilar lentificado. A radiografia de tórax revelou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar direito.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Trata-se de paciente cujo perfil é de grupo com alta taxa de mortalidade, segundo o escore de gravidade da Sociedade Britânica do Tórax (British Thoracic Society), aceito pelas últimas Diretrizes Brasileiras para Pneumonia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Seguindo os preceitos de gerenciamento da qualidade total apresentados por Peter Drucker, os modelos de maturidade CMM (capability maturity model) foram desenvolvidos com uma abordagem por maturidade de processos organizacionais. No que se refere a CMM e suas evoluções recentes, julgue os itens seguintes. O CMM nível 2 (repetível) define um conjunto básico de processos de gerenciamento de projetos que são estabelecidos para monitorar custo, cronograma e funcionalidade. A diferença fundamental entre os níveis de maturidade CMM 2 e CMM 3 (definido) é que, neste último, os processos, além de serem gerenciados, devem ainda estar formalmente estabelecidos em conformidade com padrões internacionais para modelos de processos de desenvolvimento.

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos fenômenos ligados à obtenção e ao dispêndio dos recursos necessários ao perfeito funcionamento dos serviços sob a responsabilidade do Estado ou de outras pessoas jurídicas de direito público, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a LRF, receita corrente líquida é o somatório das receitas correntes arrecadadas no mês de referência e nos onze meses anteriores, com a dedução de itens como valores transferidos para outras esferas e contribuições dos servidores para o custeio de seu sistema de previdência e assistência social.

Resolva a questão aqui ›


Assinale a opção correta em relação à dívida ativa da Fazenda Pública constituída na forma prevista no art. 39 da Lei n. 4.320/64 e Portaria STN n. 564/2004.

Resolva a questão aqui ›