Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procu...

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A radiografia simples e a tomografia computadorizada (com contraste) para avaliação do tórax, bem como a flebografia bilateral dos MMSS, representam exames complementares úteis na avaliação desse paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa em que a marcação de concordância verbal NÃO corresponda ao português padrão.

Resolva a questão aqui ›


A administração de recursos humanos (RH) pode ser definida como a função da organização relacionada às atividades de provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A cultura organizacional sempre constitui uma força de resistência a mudanças na organização.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das modalidades de intervenção adotadas pelo assistente social, julgue os itens subseqüentes.

A socialização das informações sobre os direitos sociais proporciona não só o fortalecimento do usuário como sujeito, como, também, a mudança da realidade. Esse processo caracteriza-se como democrático a partir do momento em que se prioriza o repasse de informação privilegiada a forças políticas dominantes.

Resolva a questão aqui ›