Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procu...

Um paciente tabagista crônico, de 58 anos de idade, procura assistência médica relatando dispneia aos esforços, tosse seca, fadiga, rouquidão, rubor facial, pressão na cabeça, edema dos membros superiores (MMSS) e aumento progressivo das veias da parede anterior do tórax – que pioravam quando ele se deitava ou abaixava a cabeça –, sintomas que se acentuaram nos últimos três meses. O exame físico mostrou edema facial e dos MMSS, distensão das veias do pescoço e da parede anterior do tórax, cianose e pletora facial.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico etiológico é essencial para a determinação da melhor conduta terapêutica nesse caso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ainda acerca da estrutura administrativa da PARANAPREVIDÊNCIA, julgue os itens abaixo.

O Conselho Diretor, como órgão superior de gerenciamento, toma conhecimento dos atos praticados pelo Conselho de Administração por meio dos relatórios mensais e por exposições feitas pelo presidente deste conselho.

Resolva a questão aqui ›


A exposição demasiada ao frio pode acarretar diversos problemas à saúde do trabalhador. Assinale a alternativa que NÃO indica um malefício causado pela exposição ao frio:

Resolva a questão aqui ›


Considerando os conceitos gerais de metrologia aplicados à medição de grandezas mecânicas e à calibração de instrumentos, julgue os itens seguintes.

As unidades de temperatura normalmente utilizadas incluem os graus Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

Resolva a questão aqui ›