Osvaldo, com 30 anos de idade, devido a dor de garganta e...

Osvaldo, com 30 anos de idade, devido a dor de garganta e febre, procurou uma farmácia para se automedicar com um antibiótico. O balconista da farmácia aplicou-lhe um frascoampola de penicilina benzatina (1.200.000 UI) por via intramuscular. Cerca de 10 minutos depois, Osvaldo passou a apresentar eritema, seguido de pápulas eritematosas confluentes, arredondadas e pruriginosas distribuídas por todo seu corpo, associadas a disfonia, dificuldade de engolir e sensação de aperto na garganta. O serviço de atendimento móvel de urgências (SAMU) foi contatado e chegou até a farmácia em 10 minutos; o médico encontrou o paciente agitado, com estridor laríngeo, pressão arterial de 85 mmHg × 55 mmHg, freqüência cardíaca de 120 bpm, cianose +3/+4, dispnéico, pálido. Ritmo cardíaco regular, sem sopros e pulmões limpos.

Considerando essa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.

Nos casos em que a deterioração hemodinâmica grave não responde ao medicamento considerado de primeira escolha, a segunda opção de tratamento medicamentoso é representada pelos betabloqueadores, especialmente os cardiosseletivos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Entende-se como regiões de saúde partes territoriais de um espaço geográfico contínuo identificadas pelos gestores a partir de semelhanças culturais, econômicas, sociais e de infra estrutura de transporte. A região formada a partir de municípios limítrofes em diferentes estados é chamada:

Resolva a questão aqui ›


Nos projetos elétricos destinados a proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis (EES), tais como computadores, CLPs e outros relacionados à tecnologia da informação, é recomendado o uso de

Resolva a questão aqui ›


Em tema de Dolo Eventual, para qual das teorias abaixo nominadas basta que haja o conhecimento sobre a possibilidade de ocorrência do resultado para estar presente esta figura dolosa:

Resolva a questão aqui ›