A Carta de Burra advoga uma abordagem cautelosa às alter...

“A Carta de Burra advoga uma abordagem cautelosa às alterações: fazer tão pouco quanto seja necessário para cuidar do sítio e torná-lo utilizável, mas por outro lado alterar tão pouco quanto seja possível para que o seu significado cultural fique retido.” Em conformidade com a carta no que diz respeito à “restauração”, analise as afirmativas a seguir.

I. A restauração só pode ser efetivada se existirem dados suficientes que testemunhem um estado anterior da substância do bem e se o restabelecimento deste estado conduzir a uma valorização da significação cultural do referido bem.

II. Nenhuma empreitada de restauração deve ser empreendida sem a certeza de existirem recursos necessários para isto.

III. A restauração deve servir para mostrar novos aspectos em relação à significação cultural do bem.

IV. A restauração se baseia no princípio do respeito ao conjunto de testemunhos disponíveis, sejam materiais, documentais ou outros, e deve parar onde começa a hipótese.

V. A restauração pode implicar a reposição de elementos desmembrados ou a retirada de acréscimos, nas condições previstas no Artigo 16.

VI. Conforme disposto no Artigo 16, as contribuições de todas as épocas deverão ser respeitadas.

VII. Quando a substância do bem pertencer a várias épocas diferentes, o resgate de elementos datados de determinada época em detrimento dos de outra só se justifica se a significação cultural do que é retirado for de pouquíssima importância em relação ao elemento a ser valorizado.

 Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis