Jurandir teve seu veículo abalroado por Lair, condutor de...

Jurandir teve seu veículo abalroado por Lair, condutor de uma van que fazia transporte alternativo, causando-lhe prejuízos materiais no importe de R$ 2.000,00. Jurandir, assistido por defensor público, propôs ação de indenização em desfavor de Lair, distribuída à 5.ª Vara Cível do Distrito Federal, pleiteando sua condenação ao pagamento do dano material sofrido. Lair, a quem fora concedida gratuidade de justiça e que teve sua defesa patrocinada pelo advogado do Sindicato de Motoristas de Transportes Alternativos, argüiu incompetência do juízo, já que, pelo valor da causa, o juízo competente seria o do juizado especial, e, no mérito, alegou que não agiu com culpa. O juiz, após a instrução do feito e as alegações finais das partes, encerrou a audiência e determinou que os autos lhe fossem conclusos para sentença. A sentença condenou Lair ao pagamento de R$ 1.600,00, mais custas e honorários de advogado. Publicada a sentença no DJ de 3/11/2000, Lair dela recorreu no 25.º dia do prazo, tendo Jurandir recorrido adesivamente doze dias depois, pleiteando a majoração da condenação. O juiz não recebeu o recurso principal, por entendê-lo intempestivo, e indeferiu, também, o recurso adesivo. Lair agravou da decisão, alegando que, por ser beneficiário da justiça gratuita, seu advogado deveria ter sido intimado pessoalmente da sentença, e que, pelo mesmo fundamento, o prazo para a interposição de recurso deveria ser contado em dobro. Jurandir também agravou, alegando que, sendo assistido por defensor público, interpusera o recurso dentro do prazo legal — no 12.º dia do prazo, sendo certo que tinha trinta dias para aderir ao recurso principal, devendo, portanto, seu recurso ser admitido, ainda que a mesma sorte não tivesse o recurso de Lair.

Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a abaixo.

É nula a sentença na parte em que impôs a Lair condenação em custas e honorários, pois este, apesar de vencido, era beneficiário da justiça gratuita.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. O processo básico do ciclo hidrológico contempla as etapas abaixo descritas:

I. A evaporação.

II. A transpiração.

III. A precipitação.

IV. A infiltração.

V. Os escoamentos superficial e subterrâneo.

Das afirmativas apresentadas estão corretas.

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos dispositivos e recursos de tecnologia assistiva (TA), julgue os itens subsequentes.

O objetivo principal da órtese é a substituição de alguma função corporal perdida pelo paciente.

Resolva a questão aqui ›


Nos projetos de estruturas de aço, de acordo com a Norma ABNT NBR 8800:20082008 – Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios –, é CORRETO afirmar que:

Resolva a questão aqui ›