A teoria da associação diferencial parte da ideia segundo...

Direito Penal - Do Crime - Ministério Público de Goiás (MPE - GO) - 2010 - MPE/GO - Promotor de Justiça Substituto

A teoria da associação diferencial parte da ideia segundo a qual o crime não pode ser definido simplesmente como disfunção ou inadaptação de pessoas de classes menos favorecidas. O crime não é exclusivo destas classes sociais. Em um segundo momento esse conceito é superado, de modo a se falar então de uma organização diferencial e da aprendizagem dos valores criminais, o que afasta o pensamento positivista na medida em que permite verificar que pessoas bem sucedidas também comentem crimes. Qual o principal idealizador desse pensamento?

  • A.

    Gabriel Tarde.

  • B.

    Edwin H. Sutherland.

  • C.

    Yan Taylor.

  • D.

    Alessandro Baratta.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A higiene ocupacional contribui para o desenvolvimento econômico e social sustentável, a partir do controle ou da eliminação de fatores de risco originados no trabalho ou dele decorrentes. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A estratégia a ser adotada para o controle de riscos no ambiente hospitalar pode ser eficiente se estiver restrita ao controle do uso de equipamentos de proteção individual.

Resolva a questão aqui ›


A Constituição Federal dispõe que os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. No plano infraconstitucional, a Lei n.º 8.429/1992 regulamentou o referido dispositivo constitucional, disciplinando a questão da improbidade administrativa. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›