Maria, sob a influência de estado puerperal, decide dar c...

Maria, sob a influência de estado puerperal, decide dar cabo à vida de seu filho recém-nascido, logo após o parto. Para tanto, solicita e obtém o auxílio de um amigo, Juca, que se encarrega de asfixiar a criança, na presença de Maria, que a tudo assiste e consente. Nessas circunstâncias, e considerando as disposições do vigente Código Penal brasileiro a respeito de comunicabilidade de circunstâncias pessoais, é correto afirmar.

  • A.

    Tanto Maria quanto Juca responderão por crime de homicídio.

  • B.

    Tanto Maria quanto Juca responderão por crime de infanticídio.

  • C.

    Maria responderá por crime de infanticídio, enquanto Juca responderá por homicídio, por inconcebível que um homem possa estar sob a influência de estado puerperal.

  • D.

    Apenas Maria responderá por infanticídio, já que a hipótese é de autoria imediata.

  • E.

    Após a reforma penal de 1984, o estado puerperal passou a representar causa de aumento da pena do homicídio, não mais subsistindo a antiga figura privilegiada do infanticídio.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Consoante a organização e arquitetura de computadores e seus componentes, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Considere hipoteticamente que paciente do sexo feminino, de 45 anos de idade, chegou ao pronto-socorro com PA de 70 mmHg x 40 mmHg, confusão mental e dispneia. Familiar informa que ela reclamava de sensação de batimentos acelerados e descompassados no coração há seis horas. Ele ainda informa que paciente já apresentou outras vezes episódios de palpitação. Além disso, a enferma tinha sintomas como sudorese, perda de peso, cansaço e dificuldade em dormir há três meses. Paciente não tem histórico de doenças vasculares conhecidas. Posteriormente, foi realizado o ECG.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A paciente está com instabilidade hemodinâmica; deve ser realizada cardioversão elétrica sincronizada com 50 J.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à anatomia e à fisiologia em fonoaudiologia, julgue os itens que se seguem. O músculo bucinador é o principal músculo dos lábios que circunda completamente a boca.

Resolva a questão aqui ›