Um dos principais papéis do atuário consiste em colaborar...

Um dos principais papéis do atuário consiste em colaborar no desenho do plano previdenciário. Dirigentes de um regime próprio de previdência social discutem a adoção de determinados critérios. De acordo com a legislação e as determinações constitucionais hoje vigentes, esses critérios incluem

estabelecer um plano de benefício definido até o teto de regime geral de previdência social e outro de contribuição definida para remunerações acima desse teto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Sistema Brasileiro de Previdência é formado por três regimes previdenciários: o regime geral de previdência social (RGPS), a cargo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); o regime próprio dos servidores públicos (RPPS), de responsabilidade do Tesouro; e o regime complementar. Nos governos FHC e Lula foram realizadas reformas na previdência social com o objetivo de aumentar o grau de justiça atuarial do sistema e diminuir as disparidades entre o RPPS e o RGPS. Julgue os itens subsecutivos, acerca das implicações das reformas da previdência e suas perspectivas. Com a criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (FUNPRESP-EXE), o valor das aposentadorias e pensões de todos os servidores federais em atividade atualmente no serviço público civil deixará de ser integral ou de ser calculada com base na totalidade da remuneração, ficando limitado ao teto do RGPS.

Resolva a questão aqui ›


A endometriose é uma doença caracterizada pelo implante ectópico de tecido endometrial que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas comumente ocorre na cavidade pélvica. No que se refere à endometriose, julgue os itens a seguir. A maioria dos casos de endometriose se apresenta como abdome agudo cirúrgico.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das concessões a que os servidores públicos fazem jus, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›