Em seu livro Teoria do ordenamento jurídico, Norberto B...

Em seu livro “Teoria do ordenamento jurídico”, Norberto Bobbio estuda os aspectos da unidade, da coerência e da completude do ordenamento jurídico. Quando trata do aspecto relacionado à coerência do ordenamento jurídico, o autor refere-se à “situação de normas incompatíveis entre si”. A referida situação é, para o autor, “uma das dificuldades frente às quais se encontram os juristas de todos os tempos”. Considerando essas informações iniciais, é correto afirmar que o problema das normas incompatíveis entre si refere-se:
  • A. à incompletude do sistema jurídico.
  • B. a eventuais lacunas existentes no ordenamento jurídico.
  • C. à necessidade de utilizar a analogia como método de interpretação e aplicação do direito.
  • D. à equidade.
  • E. às antinomias.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito das linguagens de programação usadas em aplicativos para a Internet e suas características, julgue os itens seguintes.

Os sítios criados com a linguagem CSS, ao contrário daqueles criados em HTML e XML, são impossibilitados de visualização tanto no browser Mozilla Firefox como no Google Chrome.

Resolva a questão aqui ›


O ciclo de formação das rochas sedimentares pode ser representado pela seqüência de eventos:

Resolva a questão aqui ›


O trabalho em equipe envolve empatia, personalidade e convivência para que o relacionamento se estabeleça. Acerca do assunto, julgue as seguintes afirmativas.

I. A eficácia do comportamento interpessoal depende da empatia nos relacionamentos pessoais e profissionais.

II. A autoestima tem relevante importância para a eficácia no relacionamento interpessoal.

III. Interpor-se, em atitude de cunho pessoal, ante os interesses coletivos, é uma maneira de atuar como mediador para resolver conflitos de relacionamento interpessoal.

IV. Ser aviltante é típico de um comportamento receptivo e, portanto, válido para a compreensão mútua entre membros de uma equipe.

Pode-se afirmar que:

Resolva a questão aqui ›