Segundo Johnni Langer (2000) a Arqueologia é uma das ciê...

Segundo Johnni Langer (2000) “a Arqueologia é uma das ciências mais populares no imaginário ocidental”, presente na literatura, mídia e arte, devido à sua ligação com aventuras e grandes descobertas. Em suma, ela é um sistema de conhecimento, com ideias, símbolos, imagens e mitos sobre a cultura material e a história. Todo sistema de objetos é também um sistema de sinais simbolicamente interpretados e produtos da imaginação e contexto da época. Essa “história mítica é o suporte para a identificação coletivizante na consciência das pessoas, na maioria das nações” (Castoriades, 1982:179).

Tendo o texto acima como referência incial, julgue os itens que se seguem, acerca de arqueologia econômica, social, cognitiva, simbólica e ambiental.

O processo de domesticação de plantas, seja por difusão seja por invenção independente das questões da origem, transformou a vida dos caçadores coletores, pois possibilitou que, na maioria dos lugares, os grupos pudessem se fixar à terra, especializar suas atividades, aumentar a cultura material em uso e aprimorar as estruturas de suas habitações, alguns evoluindo para níveis de civilização.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis