Quanto a organização do Estado Federal Brasileiro previst...

Quanto a organização do Estado Federal Brasileiro prevista na Constituição Federal, considere as afirmações abaixo.

I. Além de outras, é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, executar os serviços de polícia marítima, aeroportuária, alfandegária e de fronteiras.

II. Cabe aos Estados, explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

III. Compete aos Estados promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

IV. Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A que nível do CMMI é equivalente o nível de maturidade B do MPS.Br?

Resolva a questão aqui ›


Considere que a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tenha uma profundidade máxima de 20 m e esteja submetida a uma pressão atmosférica média de 90 kPa. Nessa situação, e assumindo que o peso específico da água igual seja 10.000 N/m 2 e que 10 5 Pa = 1 bar = 1 N/m 2 , o valor da pressão absoluta em kPa na profundidade máxima é igual a

Resolva a questão aqui ›


Para saber agir eficazmente quando confrontados com situações embaraçosas, ou mesmo ameaçadoras, e não se deixar encerrar em um raciocínio defensivo, os atores sociais devem aceitar que se reponham em discussão os valores, as normas e os mitos e também as rotinas que embasam suas estratégias de ação. É o que Monica Gather Thurler chama de aprendizagem em dupla espiral que, em outras palavras, quer dizer

Resolva a questão aqui ›