Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens que se...

Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens que se seguem.

Em seu art. 5.º, a Constituição Federal (CF) determina que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Essa disposição é uma norma de eficácia contida, pois, para se garantir a sua aplicação, é necessária edição de normas infraconstitucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com o objetivo de levar seus alunos a resolverem situações-problemas que envolvem diferentes representações de números racionais, bem como o conceito de porcentagem, um professor pediu a eles que descobrissem qual foi o aumento percentual do preço de um cachorro-quente, quando passou de R$ 2,50 para R$ 3,50. Os alunos que resolveram corretamente o problema, encontraram como resposta

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 82 anos de idade, portador de hipertensão arterial sistêmica mal controlada, em uso irregular de valsartana 160 mg/dia e hidroclorotiazida 25 mg/dia, foi admitido após relato de instalação súbita de fraqueza no hemicorpo direito há duas horas. Familiares negam história pregressa ou familiar de episódios semelhantes. Ao exame, apresentou PA de 194 x 120 mmHg, FC de 114 bpm, com pulso rítmico e cheio, e glicemia capilar 159 mg/dl. Ao exame neurológico, mostrou‐se desatento e um pouco sonolento, com hemiplegia e anestesia completa à direita. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Ausência de nistagmo. Força muscular preservada à esquerda e sensibilidades superficial e profunda preservadas à esquerda. Sem outros achados alterados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Uma trabalhadora de 30 anos, gestante de 20 semanas, residente em São Paulo, fará uma viagem de trabalho por 5 dias para uma região endêmica de febre amarela. Ela recebeu uma dose de vacina contra essa doença quando tinha 15 anos de idade.

De acordo com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, do Ministério da Saúde, a recomendação quanto à necessidade de vacinação contra a febre amarela, nesse caso, é a seguinte:

Resolva a questão aqui ›