Um paciente com 45 anos de idade, lavrador, informou ter...

Um paciente com 45 anos de idade, lavrador, informou ter iniciado na perna direita, há 6 anos, lesão eritêmatopapuloescamosa que aumentou progressivamente de diâmetro, sem prurido e sem dor. No exame dermatológico, observou-se placa verrucosa recoberta por escamas e crostas acastanhadas, bordas irregulares, medindo aproximadamente 10 cm de diâmetro. Os linfonodos da região inguinocrural direita estavam normais.

A respeito do quadro clínico apresentado e das doenças que podem causar lesões verrucosas ou vegetantes, julgue os itens a seguir.

A paracoccidioidomicose, micose profunda endêmica no Brasil, é causada pelo Paracoccidioides braziliensis e pode causar placas verrucosas na pele. O fungo é facilmente encontrado no esfregaço do material colhido das lesões e cresce em uma semana em cultura no meio de Sabouraud.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um agente tributário, em auditoria realizada na empresa MMM Maravilha Ltda., mesmo sabendo que era indevida a contribuição social, tendo em vista a comprovação, pela empresa, do recolhimento do tributo naquele mês, ainda assim exigiu de seus sócios o recolhimento de tal contribuição, empregando-lhes na cobrança meio vexatório perante os empregados. Nessa situação hipotética, a conduta do agente é tipificada no Código Penal como

Resolva a questão aqui ›


Segundo a Constituição Federal do Brasil, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

1. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

2. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

3. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

4. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

Assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Diante das seguintes alternativas, marque a INCORRETA. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a determinados princípios e, também, ao seguinte:

Resolva a questão aqui ›