A respeito das normas constitucionais relacionadas com o...

A respeito das normas constitucionais relacionadas com o TCE/RS, julgue os itens de 108 a 112.

A jurisdição do TCE/RS sobre empresas com sede no exterior e cujo capital seja parcialmente de propriedade de órgãos públicos estaduais somente é aplicável se a administração pública for detentora da maioria do capital.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Médico do trabalho ao elaborar um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional verificou que havia trabalhadores com atividades em altura. Determinou que fossem realizados exames e que determinadas patologias fossem bem controladas nesses trabalhadores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A frequência cardíaca de indivíduos que trabalham em locais altos deve ser cuidadosamente aferida, pois seu aumento está relacionado a maior risco de distúrbio cardiovascular e, consequentemente, de episódio de síncope.

Resolva a questão aqui ›


A colonização do Brasil seguiu os padrões da realidade europeia da Idade Moderna, assinalada por absolutismo político e mercantilismo econômico. Ela efetivamente se iniciou com a agroindústria açucareira, seguida em importância econômica pela mineração. As circunstâncias da política europeia no início do século XIX contribuíram significativamente para a independência do Brasil. Única monarquia em uma América republicana, o Brasil passou por sérias crises nas primeiras décadas de Estado nacional. A estabilidade política e econômica veio com a cafeicultura e perdurou em parte do Segundo Reinado.

A partir dessas informações, julgue os próximos itens, relativos à história do Brasil colonial e monárquico.

O Brasil foi colonizado segundo princípios políticos liberais e, na economia, de acordo com padrões impostos pelo capitalismo.

Resolva a questão aqui ›


Paciente de 45 anos de idade, do sexo feminino, hipertensa prévia, em uso de losartana e hidroclorotiazida, compareceu ao ambulatório de nefrologia bastante ansiosa, pois foi orientada a realizar exames que evidenciaram alteração em tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste. Negava queixas urinárias. Aos exames, apresentou creatinina = 0,8 mg/dL, ureia = 39 mg/dL, K+ = 4,5 mEq/L, hemoglobina = 14 g/dL. A TC de abdome evidenciou dois cistos no rim direito, um de 2,5 cm e outro de 2,8 cm, hiperdensos, com finas calcificações nas paredes, e paredes minimamente espessadas, sem realce perceptível após uso de contraste.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos a ele, julgue os itens a seguir.

Pode-se afirmar que, de acordo com a classificação de Bosniak para cistos complexos, a tomografia da paciente do caso clínico em questão seria II F.

Resolva a questão aqui ›