Uma paciente de 42 anos de idade, com IMC de 30 kg/m2, ob...

Uma paciente de 42 anos de idade, com IMC de 30 kg/m2, obteve o diagnóstico de diabetes melito há 3 anos. Foi tratada inicialmente com dieta e exercícios e, há cerca de 6 meses, usa metformina (1 g/dia) e glibenclamida (5 mg/dia). Apresentou os seguintes resultados na avaliação laboratorial: glicose de jejum = 220 mg/dL; hemoglobina glicada = 11,5%; colesterol total = 235 mg/dL; colesterol HDL = 30 mg/dL; colesterol LDL = 140 mg/dL; triglicerídeos = 350 mg/dL, gama glutamil transferase = 150 U/L (VR: 12-73).

Com relação à conduta terapêutica adequada ao caso clínico acima, julgue os itens que se subseguem.

O médico deverá orientar uma dieta hipocalórica, contendo carboidratos, lipídios e proteínas, rica em alimentos de baixo índice glicêmico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

NÃO se refere a um dos tipos climáticos presentes no Estado do Espírito Santo de acordo com a classificação climática proposta por Köppen:

Resolva a questão aqui ›


Em uma necropsia forense, foi mencionada na requisição pericial a suspeita de morte por envenenamento. Com o objetivo de realizar a análise toxicológica forense, o Técnico, ao preparar o acondicionamento das vísceras extraídas do cadáver para envio ao laboratório de toxicologia forense, deverá optar pela seguinte conduta:

Resolva a questão aqui ›


Quanto ao universo da ciência do treinamento físico e da aptidão física, julgue os itens a seguir.

Para elaborar um bom programa de atividade física, um professor deve observar princípios ou preceitos orientadores para que as experiências de seus alunos levem ao desenvolvimento de ótima aptidão física. Esse professor deve observar os princípios da individualidade biológica, da sobrecarga crescente, da especificidade, da continuidade, da reversibilidade, considerando que também os períodos de aquecimento e de resfriamento são princípios.

Resolva a questão aqui ›