Um paciente de 18 anos de idade, com diagnóstico de diabe...

Um paciente de 18 anos de idade, com diagnóstico de diabetes do tipo 1 há 6 meses, procurou um serviço de emergência com queixa de vômitos, astenia, fraqueza e redução do volume urinário. Relatou interrupção no uso da insulina há 2 dias. O exame físico da admissão evidenciou desidratação, PA = 90 mmHg × 60 mmHg, freqüência cardíaca de 110 bpm, freqüência respiratória de 38 irpm. Os exames laboratoriais iniciais demonstraram: glicose 520 mg/dL (VR: 70-99); uréia 78 mg/dL (VR: 10-50); creatinina 2,0 mg/dL (VR: 0,7-1,3); potássio 4,8 mEq/L (VR: 3,6-5,1); pH= 6,9. O hemograma registrou 12.000 leucócitos e 5% de bastonetes.

 A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Com base nos resultados apresentados, o uso de bicarbonato pode ser considerado, porém a sua administração rápida pode levar a hipocalemia, arritmias cardíacas e acidose liquórica paradoxal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma sociedade cooperativa constituída por donas de casa, que tem por objeto a produção de bolsas de praia, tem lançado mão de meios ilegais para realizar pagamentos a credores.

A propósito dessa situação hipotética, julgue o item abaixo à luz do direito falimentar.

Na hipótese considerada, é lícito que o juízo competente decrete a falência da sociedade cooperativa, desde que haja petição devidamente fundamentada de qualquer credor.

Resolva a questão aqui ›


Uma gestante de 22 anos de idade, G2 P1, com idade gestacional de 30 semanas, apresentou-se ao obstetra para uma consulta de pré-natal de rotina. Durante ausculta cardíaca fetal com sonar, evidencia-se frequência cardíaca fetal de 240 bpm. Foram solicitados ecografia obstétrica e ecocardiograma fetal, que revelaram hidropisia fetal com ascite e derrame pleural, insuficiência valvar tricúspide moderada a grave, insuficiência mitral leve e função cardíaca diminuída.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Se, nessa gestante, for detectada a presença de anticorpos anti-SS-A/Ro ou anti-SS-B/La, há um risco aumentado no feto para bloqueio cardíaco completo.

Resolva a questão aqui ›


Nas doenças neurológicas de modo geral, a terapia nutricional (TN) desempenha um papel significativo na evolução clínica de cada paciente. Em relação à TN nessas patologias, analise as proposições a seguir.

1) No paciente em ventilação mecânica é necessário o seguimento de protocolos específicos que assegurem adequada administração.

2) Nutrição precoce parece reduzir riscos de infecção, melhorar sobrevida e reduzir invalidez.

3) Nutrição precoce reduz mortalidade em pacientes jovens sem doença prévia.

4) No acidente vascular cerebral, a TN com início até 72 horas é associada a menor tempo de internação.

5) Nas doenças crônicas degenerativas não deveria ser usada gastrostomia ou nutrição parenteral total.

Estão corretas, apenas:

Resolva a questão aqui ›