Um paciente de 38 anos de idade, com diagnóstico de síndr...

Um paciente de 38 anos de idade, com diagnóstico de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), vem apresentando fraqueza, anorexia, diarréia, perda de 8 kg em 6 meses, hiperpigmentação da pele e hipotensão. Tem antecedente de tuberculose pulmonar há 8 meses, com tratamento irregular. A avaliação laboratorial demonstrou hemoglobina = 11,3 g/dL; hematócrito 35%, leucócitos 8.000, 8 eosinófilos, 1 bastonete; TSH 2,1 mUI/mL (VR 0,3 a 5); T4 livre 0,8 ng/dL; cortisol 8:00 = 5,0 mg/dL (VR = 5-25); ACTH 38 pg/mL (VR = 2-46); DHEA 2,1 ng/mL (VR = 1,4 a 12).

A respeito da investigação diagnóstica do caso clínico acima, julgue os itens subseqüentes.

O teste da cortrosina pode ser indicado para avaliação da reserva corticotrófica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Caso o produto de equilíbrio seja 475 unidades monetárias, o investimento agregado será igual a 200 unidades monetárias.

Resolva a questão aqui ›


O gráfico acima ilustra a relação entre a concentração do hormônio ácido indolacético (AIA), também conhecido como auxina, e a taxa de crescimento de dois órgãos vegetais. Pela análise do gráfico constata-se que concentrações elevadas de auxina

Resolva a questão aqui ›


Considerando o conjunto das estruturas administrativas e executivas do Estado do Rio Grande de Sul e suas respectivas atribuições, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

( ) O Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA - é um órgão superior do Sistema Estadual de Proteção Ambiental de caráter deliberativo e normativo, responsável pela aprovação e acompanhamento da implementação da Política Estadual do Meio Ambiente.

( )A Escola do Serviço Penitenciário - ESP - no Rio Grande do Sul foi criada pela Lei n° 5.740, com a missão de qualificar o servidor penitenciário na cientificidade das ações de execução penal voltada para a gestão e a prestação dos serviços públicos penitenciários, compatível com as necessidades da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). ( )0 Departamento de Engenharia Prisional realiza estudos, projetos técnicos e controle das obras de construção, ampliação, reforma, recuperação e conservação dos prédios e estabelecimentos prisionais.

( )Ao Departamento de Segurança e Execução Penal cabe planejar, coordenar, orientar e supervisionar políticas e ações de saúde física e mental, assistência psicossocial e jurídica, educação, capacitação profissional, cultura, esporte e lazer das pessoas privadas de liberdade, bem como outros julgados convenientes e necessários.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resolva a questão aqui ›