Com base nas normas constitucionais que versam sobre o re...

Com base nas normas constitucionais que versam sobre o regime de previdência e sobre a aposentadoria do servidor público titular de cargo efetivo, assinale a opção correta.

  • A.

    A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão instituir regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podendo a esse regime aderir apenas os servidores que tiverem ingressado no serviço público após a data da publicação de seu ato de instituição.

  • B.

    Segundo a jurisprudência do STF, o regime especial de aposentadoria do professor fixado na Constituição Federal de 1988 deve ser estendido aos professores de carreira que exerçam, em estabelecimentos de ensino básico, as funções de direção, coordenação e assessoramento pedagógico.

  • C.

    Não incide contribuição sobre os proventos de aposentadoria e pensão concedidos pelo regime de previdência dos servidores públicos de cargo efetivo.

  • D.

    É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo.

  • E.

    A aposentadoria dos servidores públicos pode ocorrer em virtude de invalidez permanente; compulsoriamente, aos setenta anos de idade; ou voluntariamente, desde que cumpridos os requisitos exigidos, não havendo previsão legal de qualquer espécie de aposentadoria especial para esses servidores.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que um engenheiro eletrônico deva desenvolver diversos sistemas de instrumentação, nos quais usará diferentes sensores para medir grandezas físicas. Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem.

Na medição de temperatura, os termistores têm, em relação aos RTDs (resistance temperature detector), a vantagem de apresentar maior linearidade.

Resolva a questão aqui ›


Conscientes de que resultados positivos só serão alcançados na medida em que o usuário esteja cada vez mais satisfeito, os órgãos públicos que realizam atividades de atendimento vêm investindo na busca da excelência do serviço. Acerca do atendimento à população em órgãos públicos, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Um estudante de dezesseis anos de idade, em consulta no posto de saúde, informou que, há três dias, passou a apresentar febre de até 39 ºC, cefaleia retro-orbitária, astenia e mialgia intensa, que o impediam de realizar suas atividades rotineiras.

Considerando o caso clínico acima, e supondo que esse paciente esteja com dengue, julgue os itens subsecutivos.

Se, de imediato, o paciente em apreço for submetido a exame de sorologia para dengue IgM e o resultado for negativo, isso descartará o diagnóstico de dengue.

Resolva a questão aqui ›