Servidor público aposentado no ano de 1996, no cargo de...

Servidor público aposentado no ano de 1996, no cargo de analista administrativo, reingressou, no ano seguinte, por meio de concurso público de provas e títulos, aos quadros da Administração federal, como professor universitário, tendo, desde então, percebido cumulativamente os proventos de aposentadoria com os vencimentos do cargo. Nesta situação, em conformidade com as normas constitucionais pertinentes, a acumulação de proventos e vencimentos é
  • A. ilícita, por se tratar de hipótese em que a Constituição da República não admitiria a acumulação de cargos, o que se estende à acumulação de proventos e vencimentos pretendida.
  • B. lícita, desde que a soma resultante da acumulação respeite o teto remuneratório equivalente ao subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
  • C. lícita, não estando sujeita a teto remuneratório, sendo vedado ao servidor, contudo, pretender perceber, futuramente, mais de uma aposentadoria pelo regime de previdência dos servidores públicos federais.
  • D. lícita, assim como será lícito, futuramente, o percebimento de duas aposentadorias pelo regime de previdência dos servidores públicos federais, por se tratar de hipótese excepcionada expressamente em sede constitucional.
  • E. ilícita, por ser expressamente vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria pelo regime aplicável aos servidores públicos com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na execução de um programa, uma estrutura pode ser usada na chamada de procedimentos para armazenar o endereço de retorno (e os parâmetros reais). À medida que procedimentos chamam outros procedimentos, mais e mais endereços de retorno devem ser montados em determinada ordem para, posteriormente, serem recuperados corretamente à medida que os procedimentos chegam ao seu fim. Esta estrutura é adequadamente representada por

Resolva a questão aqui ›


Com referência a distúrbios renais e urinários, julgue os itens que se seguem.

Na poliúria, o volume de urina é desproporcional à ingestão de líquidos e ao padrão miccional normal. É característica da diabetes melito e raramente observada em casos de diabetes insípida.

Resolva a questão aqui ›


Ao ser impugnada a prestação de contas relativa ao adiantamento concedido a servidor, nos termos da lei Federal n° 4.320 de 17 de março de 1964, deverá a autoridade ordenadora da despesa

Resolva a questão aqui ›