Paciente do sexo feminino, 83 anos, hipertensa, em uso de...

Paciente do sexo feminino, 83 anos, hipertensa, em uso de besilato de anlodipina 5mg ao dia, chega ao ambulatório queixando-se de edema em tornozelos durante todo o dia, sem piora com o ortostatismo e com pouca melhora quando deitada. Há também história de asma desde a infância e diabetes mellitus, para a qual usa glimepirida 1mg ao dia. Apresenta pressão arterial de 120 X 75 mmHg em dois momentos durante a consulta. Assinale a conduta mais adequada para ser tomada frente a essa paciente.

  • A.

    Suspender a anlodipina e iniciar maleato de enalapril 5mg ao dia.

  • B.

    Suspender a anlodipina e iniciar hidroclorotiazida 50mg ao dia.

  • C.

    Manter a anlodipina e associar clortalidona 25mg ao dia.

  • D.

    Manter a anlodipina e associar furosemida 40mg ao dia.

  • E.

    Suspender a anlodipina e associar propranolol 40mg pela manhã.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Existe a possibilidade de que o orçamento do TRF da 3a Região não tenha computadas ou tenha insuficientemente dotadas autorizações para determinadas despesas. Nesse caso, a Lei no 4.320/64 prevê como solução a abertura de créditos adicionais, que podem ser classificados em suplementares, especiais e extraordinários. É regra atinente aos créditos adicionais:

Resolva a questão aqui ›


As figuras I e II acima mostram leiautes relativos à conexão de geradores de um sistema elétrico de potência, nas quais também são indicadas saídas de linha, disjuntores e esquemas de conexão. Com base nessas figuras, julgue os itens a seguir.

Na figura II, operações de chaveamento são mais adequadas no lado da linha, a fim de não comprometerem a vida útil dos transformadores, que poderiam ficar sujeitos a elevadas correntes, caso essas manobras fossem realizadas no lado de baixa tensão.

Resolva a questão aqui ›