Uma mulher de 38 anos de idade, com antecedente de gastri...

Uma mulher de 38 anos de idade, com antecedente de gastrite crônica queixa-se, há 8 meses, de fadiga e dispnéia progressivas ao realizar esforço. Não há alterações significativas no exame físico. A avaliação laboratorial revela hematócrito 26%, hemoglobina 8,4 g/dL, VCM 102 fL (normal 80 – 96 fL), HCM 21 pg (normal 26 – 32 pg), leucócitos 4.200/mm 3 e plaquetas 150.000/mm 3 .

Com base no quadro clínico acima apresentado, julgue os itens que se seguem.

O achado de VCM aumentado afasta completamente a possibilidade de carência de ferro nesse caso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação às afirmações abaixo, marque, em seguida, a alternativa CORRETA.

I. O enfisema pulmonar é uma dilatação irreversível dos espaços aéreos.

II. A tradução radiológica do paciente com enfisema pulmonar pode incluir aumento da transparência radiológica, rebaixamento das hemicúpulas diafragmáticas e aumento do diâmetro ântero-posterior torácico.

III. A consolidação pneumônica é sempre vista em pacientes com enfisema pulmonar.

Resolva a questão aqui ›


A respeito da história da arquitetura e de seus marcos periodológicos, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com base na legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de aplicação de pena, cominação de penas, regime de penas, medidas de segurança e livramento condicional. Flávio, maior e capaz, condenado a pena de doze anos pela prática de homicídio doloso qualificado, iniciou o cumprimento da pena em regime fechado. Durante a execução da pena, ele apresentou comportamento excelente e colaborativo, por isso, após o período mínimo para a progressão de regime, seu advogado requereu ao juiz a passagem de Flávio para o regime aberto. Nessa situação, o pedido não poderá ser atendido: a progressão do regime prisional de Flávio deverá ser para o regime semiaberto.

Resolva a questão aqui ›