A respeito da malária, julgue os itens subsequentes....

A respeito da malária, julgue os itens subsequentes.

Considere um paciente com diagnóstico de malária por Plasmodium falciparum que apresente pelo menos um dos seguintes sinais: hiperpirexia (temperatura > 41 ºC), convulsão, hiperparasitemia (> 200.000/mm3), vômitos repetidos, oligúria, dispneia, anemia intensa, icterícia, hemorragias, hipotensão arterial. Para esse paciente, as drogas derivadas de artemisinina são os medicamentos de primeira escolha.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O diagnóstico da febre reumática tornou-se mais objetivo com a adoção dos critérios de Jones, que permitem a sistematização dos elementos clínicos e laboratoriais reunidos em critérios maiores e critérios menores. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

Os critérios menores são febre, artralgia, nódulos subcutâneos, aumento de VHS e de proteína C reativa, prolongamento do intervalo PR no eletrocardiograma e evidência de infecção estafilocócica do grupo A, precedendo o quadro clínico.

Resolva a questão aqui ›


Um batalhão é composto por 20 policiais: 12 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. A região atendida pelo batalhão é composta por 10 quadras e, em cada dia da semana, uma dupla de policiais policia cada uma das quadras.

Com referência a essa situação, julgue os itens subsequentes.

Se, dos 20 policiais do batalhão, 15 tiverem, no mínimo, 10 anos de serviço, e 13 tiverem, no máximo, 20 anos de serviço, então mais de 6 policiais terão menos de 10 anos de serviço.

Resolva a questão aqui ›