A toxoplasmose é uma doença transmissível, causada por um...

A toxoplasmose é uma doença transmissível, causada por um protozoário, parasita intracelular, denominado Toxoplasma gondii. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Ocorre geralmente em regiões de clima temperado e seco, com altas altitudes.

  • B.

    O diagnóstico da toxoplasmose é feito por sorologia e, na mulher grávida, é importante a realização do teste de avidez ou IgM, que definem a data da infecção e o risco de transmissão conforme o período gestacional.

  • C.

    O risco de transmissão congênita de toxoplasmose é maior no início da gravidez.

  • D.

    A transmissão da doença pode ocorrer por via transplacentária, porém esta consiste em um tipo de infecção rara e de pouca importância para a saúde pública.

  • E.

    Apresenta-se com quadro clínico discreto, principalmente em pacientes recém-nascidos e imunocomprometidos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O planejamento urbano é entendido como o processo de criação e desenvolvimento de programas e ações que visam melhorar ou revitalizar aspectos relativos à qualidade de vida da população, em uma área urbana nova ou pré-existente. No que se refere ao planejamento urbano, julgue os itens a seguir.

Os zoneamentos de uso do solo, também conhecidos como leis de uso do solo, constituem os instrumentos legais que visam regular os diversos tipos de uso do solo e contribuem para o planejamento urbano.

Resolva a questão aqui ›


Considere hipoteticamente uma criança de 7 anos de idade, do sexo feminino, vítima de acidente automobilístico, que foi projetada para fora do veículo. Chega em maca rígida, com colar cervical, irresponsiva, Glasgow 6, recebendo oxigenoterapia por máscara não reinalante. Apresenta sinais de esforço ventilatório, murmúrio vesicular abolido e hipertimpanismo, à esquerda, em que se observa ferimento perfurante no tórax. Apresenta-se taquicárdica, hipotensa e com pulsos finos. Há deformidades em perna direita, braços e maxilar; Sat O2 de 70%.

Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Qualquer droga ou solução que possa ser administrada por via endovenosa também pode ser administrada por via intraóssea.

Resolva a questão aqui ›


Dois analitos diferentes, presentes em uma solução de amostra, foram separados por cromatografia líquida usando fase estacionária de caráter apolar e fase móvel de caráter polar e de composição constante. O analito X teve tempo de retenção de 10,00 min, enquanto o tempo de retenção do analito Y foi 15,50 min, ambos com picos finos, simétricos e sem cauda. A intensidade, medida pela absorvância do pico X, foi o dobro da do pico Y.

Com base nessas informações, conclui-se que a(o)

Resolva a questão aqui ›